MDS desmente boato sobre novo auxílio de R$ 300 para pessoas que moram sozinhas
2 horas atrás
- 25/05/2025
Você já recebeu aquela mensagem que parece super urgente? “Atualize seus dados agora” ou “Envie uma selfie com seu documento para liberar seu cadastro”. E aí vem a dúvida: “Será que isso é verdade mesmo? E se eu não fizer, será que bloqueiam minha conta?”
É justamente nesse tipo de situação que muita gente acaba caindo no famoso golpe da selfie. Ele é mais comum e mais perigoso do que parece.
Continua apos o anúncioConteúdo do Artigo:
ToggleSabe aquela selfie que você faz segurando seu documento pra abrir conta ou liberar serviços? Ela, que deveria servir pra sua segurança, tá sendo usada como arma nas mãos de criminosos.
Continua apos o anúncioGolpistas estão se passando por bancos, financeiras e até lojas. Mandam mensagens, e-mails ou até falam pelo WhatsApp pedindo pra você enviar uma foto com seus documentos.
Eles chegam de várias formas:
Será que você conseguiria perceber que aquele site não é oficial? Que aquela pessoa não é quem diz ser?
Se você acha que o problema termina quando você manda a foto, se prepara. É aí que o pesadelo começa:
Se proteger não é mais opção, é necessidade será que você está realmente se cuidando ou está achando que isso nunca vai acontecer com você?”
Aqui vão as dicas que podem salvar você desse golpe:
Se percebeu que foi vítima, não perde tempo!
O golpe da selfie tá aí, mais perto do que a gente imagina. E o mais assustador é que ele não escolhe vítima: qualquer um que tenha um celular na mão e um documento na gaveta pode ser alvo.
Então fica aquela pergunta que não quer calar: “Se hoje alguém me pedir uma selfie com meu documento, eu saberia na hora se é golpe?”
Porque, no fim das contas, quem se informa, se protege. E quem acha que nunca vai acontecer, pode estar, sem saber, a um clique de cair num golpe desses.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
2 horas atrás
3 horas atrás
13 horas atrás
19 horas atrás
20 horas atrás
1 dia atrás
1 dia atrás